Germany’s Chancellor Angela Merkel addresses the Great Synagogue of Europe, in Brussels, after receiving the Lord Jakobovits Prize for European Jewry on Wednesday May 22, 2013.
Photo by AP[/caption]
Na quarta-feira, 22 de maio, a chanceler alemã, Angela Merkel, foi homenageada pela Conferência dos Rabinos Europeus (CER ) pelo apoio que tem dado à comunidade judaica alemã e por denunciar o antissemitismo em toda Europa.
Na cerimônia, realizada em Bruxelas logo após uma conferência de cúpula da União Europeia, Merkel recebeu o prêmio Lord Jakobovitz do judaísmo europeu na Grande Sinagoga da Europa. “A chanceler Merkel recebeu o prêmio em reconhecimento aos seus contínuos esforços pela harmonia entre as comunidades em toda Europa, por sua amizade com a comunidade judaica e suas extraordinárias contribuições para a promoção da tolerância e da compreensão”, declarou o presidente da CER, rabino Pinchas Goldschmidt.
Ao aceitar o prêmio, Merkel referiu-se ao assassinato de seis milhões de judeus instigado pela Alemanha, dizendo que o Holocausto foi um rompimento da civilização. Ela enfatizou o direito à liberdade religiosa, referindo-se aos comentários antissemitas que surgiram durante os recentes debates sobre a prática da circuncisão.
“A luta contra o antissemitismo é o principal dever de um estado democrático livre”, disse Merkel, acrescentando que é importante investir na educação para preservar viva a memória do Holocausto.
A chanceler falou também sobre a amizade entre a Alemanha e Israel e disse que a solução dos dois estados permanece como um objetivo alcançável apesar de todos os percalços.
Goldschmidt elogiou Merkel por sua “liderança de princípios” e pela sua posição durante o debate sobre a circuncisão. Ele disse que não foi uma decisão fácil conceder o prêmio a uma chanceler alemã, mas que foi uma decisão acertada.
O prêmio, que é concedido desde 2012, naquele ano foi entregue a Jerzy Buzek, ex-presidente do Parlamento Europeu e ex-primeiro ministro polonês.
Este prêmio recebeu o nome em homenagem ao Lord Immanuel Jakobovitz, ex-presidente da CER que “advogava um comprometimento religioso com amor irrestrito pelo próximo”.
O diretor do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Dieter Graumann, declarou que o apoio de Merkel à comunidade judaica do seu país é extraordinário.
Artigo publicado jornal Haaretz e citado no WJC – World Jewish Congress em 23 de maio de 2013.
Tradução: Adelina Naiditch
]]>