Por: Daniel Presman
Este ano o dia 14 de Nissan do calendário judaico cai no dia 14 de abril. A partir da noite deste dia até o dia 22 de abril, os judeus de todo o mundo comemoram a festa de Pessach, conhecida como “a Páscoa judaica”. Segundo a história descrita no livro de Êxodos, Pessach é a festa da liberdade, pois é realizada para comemorar a saída do povo judeu do Egito, onde eram escravos, para a terra de Israel.
A festa de Pessach comemora a saída da escravidão para a liberdade, da escuridão para a luz e tem como objetivos louvar a D’us pelos milagres que fez pelo povo de Israel e perpetuar a história para que todas as gerações futuras se lembrem de que foram, um dia, escravos no Egito. E assim, com esta lembrança, todos tenham em mente a eterna lição de saber como tratar àqueles que estão em dificuldade e entender melhor o valor da liberdade.
O seder de Pessach é encerrado tradicionalmente com votos de que D’us dê aos judeus uma nova liberdade, assim como aquela que deu no Egito, e que esta liberdade seja eterna.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=2183&cod_canal=46Na’amat Pioneiras Brasil deseja a todos um Chag Pessach Sameach!!
]]>