Seminário de Lideranças Brasil – Israel

Seminário de Lideranças Brasil – Israel

Durante uma semana muito intensa, 20 mulheres de todo o Brasil participaram do Seminário de Lideranças Brasil – Israel, em Junho/Julho de 2022. Foi uma experiência única e extremamente significativa para cada uma que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Na’amat em Israel.

Nossas chaverot conheceram a atual presidente da organização em Israel, Hagit Pe’er, e ainda tiveram o privilégio de participar da 22a Convenção da Na’amat, com o tema “Making an Equal Tomorrow”.

Na companhia de Shirli Shavit, diretora do departamento internacional e do fundo de bolsas da Na’amat Israel, as seminaristas vivenciaram momentos inesquecíveis, como o bate-papo com Masha Lubelski, ex-presidente da Na’amat Israel e representante da Na’amat na Organização Sionista Mundial, que deu uma verdadeira aula de história e sionismo.

Os aprendizados foram tantos, que é até difícil enumerá-los. Nossas chaverot voltaram com cheias de motivação para seguir honrando a  principal bandeira da Na’amat: a luta pela igualdade de gêneros.

A semana começou com a apresentação de duas advogadas que auxiliam mulheres a garantirem direitos iguais em todas as esferas: dentro de casa, na família, no casamento/ divórcio, no trabalho, na sociedade. A luta por mudanças nas leis do país é real e a Na’amat desempenha um papel importantíssimo nessa batalha.

Visitas aos projetos da Na’amat e encontros com mulheres que tornam o dia a dia da nossa organização possível, preencheram cada dia das nossas seminaristas. Cada lugar é único e tem a sua importância e significado nessa jornada de tanto aprendizado.

A escola agrícola em Kanot é a prova de que a educação é o que muda o mundo. A maior escola deste tipo em Israel atende hoje 650 alunos e tem lista de espera; um orgulho para a nossa organização. Em Kanot, jovens que em sua maioria não se adaptaram em outras escolas ganham uma nova chance. São acolhidos, fazem amigos, passam a ter uma vida social e muitas vezes  inclusive dedicam-se a atividades remuneradas, iniciando sua jornada profissional.

A visita a Sderot trouxe a dimensão do problema de segurança enfrentado pelas famílias que habitam a região, tão próxima a faixa de gaza. Quinze segundos é o tempo que cada habitante tem para buscar abrigo quando soa o alarme avisando que algum bombardeio está a caminho.

Peki’in, por outro lado, é um exemplo de Coexistência. Nesse vilarejo druso, judeus, árabes e cristãos convivem de forma harmoniosa, inclusive trabalhando juntos no Centro da Na’amat da região.

Karmiel recebeu o nosso grupo com a alegria típica de quem abriga um dos festivais de dança mais famosos do mundo. É lá que fica o centro da Na’amat da Saúde da Mulher. Jerusalém dispensa explicações; a chegada ao Muro das Lamentações no horário em que o sol se despedia de mais um dia já seria suficientemente emocionante. Mas foi lá também, em Jerusalém, que o grupo visitou Meshanot, o mais novo centro da Na’amat pela Igualdade de Gênero, que tem a intenção de ser um centro de estudos deste tema.

A semana terminou surpreendendo todas até o último momento. Duas visitas muito especiais ainda aguardavam o nosso grupo: a creche Pnina, em Holon, e o Centro da Mulher e da Família.

A creche é o atual projeto da Na’amat Brasil e um dos pilares da nossa organização: oferecer um local seguro e que preze pelo desenvolvimento das crianças, permitindo que suas mães possam sair para trabalhar. O centro da Mulher e da Família é talvez a visita mais difícil, mas também das mais significativas de toda a semana, porque é onde são atendidas as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. O centro, que oferece todo o tipo de apoio necessário para atender estes casos, funciona também como abrigo para mulheres que precisaram deixar suas casas, com ou sem filhos.

É impossível não voltar do seminário sentindo ainda mais orgulho de ser Na’amat!

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Escolha por região

Destaque

Ajudar
muda tudo

Sua doação muda a vida de muitas pessoas. Contribua agora mesmo.

Artigos relacionados

Tarde de amizade e benemerência

Uma tarde de reencontros, bate-papo, celebração às amizades e benemerência. Assim foi o Chá Beneficente realizado pela Na’amat Pioneiras São Paulo,  no dia 26 de agosto,  no Buffet Fiorello, em Higienópolis,

Continuar lendo »